Descontaminação de pintura automotiva;

A descontaminação da pintura é um processo para remover quaisquer impurezas que possa danificar as camadas de pinturas e rodas.

Algumas dessas contaminações apenas atrapalham a estética do carro, outras já são mais agressivas, fixando abaixo do verniz e se não for removida podem começar a corroer e oxidar o veículo.

Importante: Antes de fazer a descontaminação da pintura o carro precisa estar totalmente limpo.

Mas, não precisa entrar em desespero a contaminação é algo bem comum e acontece naturalmente com o passar do tempo, já que a superfície dos carros possuem poros que prendem as sujeiras do dia a dia.

Para saber se o carro está contaminado, coloque a sua mão dentro de um saquinho transparente (saquinho de mercado) e passe a sua mão sobre a pintura. Se o veículo realmente estiver contaminado você vai sentir como se tivesse alguns “grãos de areias” na superfície e é exatamente essa aspereza que indica que a pintura está contaminada.

A descontaminação da pintura deve ser feita com o produto conhecido como Clay bar ou massa abrasiva, essa massinha serve para remover qualquer contaminação do carro.

Clay bar suave: usado normalmente em carros novos e que tenha baixa contaminação, este produto remove qualquer contaminação sem danificar ceras de proteção como vitrificação, espelhamento e polimento.

Clay bar agressivo: remove toda contaminação dos poros incluindo camadas de proteções do carro, como polimento, vitrificação e espelhamento. Tome cuidado com essa massa abrasiva, como ela é mais dura você pode acabar riscando o carro se colocar força ou pressão.

Observação: o Clay bar não remove riscos e nem manchas.

1° – Pegue uma parte do Clay bar e guarde o restante no saquinho (embalagem do produto) e molde a massinha em sua mão para que cubra os quatro dedos.

2° – Para facilitar o processo, vamos fazer a descontaminação em partes. Aplique o lubrificante da sua preferência em uma área específica sobre a pintura.

3° – Com o Clay bar já moldado em sua mão, faça uma leve esfregação em movimentos horizontais ou verticais sobre o local em que você aplicou o lubrificante. Finalize com um pano microfibra seco para remover todo o produto e dar o acabamento na pintura.

Atenção: jogue o Clay bar fora e não utilize no carro se ele cair no chão, já que o produto vai estar contaminado.

4° – Importante que após este processo você faça novamente a análise da superfície com a mão para ver se ainda sobrou algum resquício de contaminação. Repita o processo de descontaminação por todo carro (apenas áreas externas), inclusive vidros e faróis.

Observação: o Clay bar só terá validade enquanto você conseguir modelar sem quebrar. Não tem problema de reutilizar o produto em outros veículos.

Descontaminação ferrosa:

Quando a contaminação ferrosa entra em contato no verniz e rodas ela penetra na pintura fixando por baixo do verniz ou cromo. Essa contaminação é imperceptível ao olho nu e só se torna visível quando começa o processo de oxidação e consequentemente a corrosão.

Mesmo se você fizer a descontaminação com o Clay bar ou algum outro processo de polimento não vai conseguir neutralizar o efeito da corrosão ferrosa, e pior, a contaminação vai continuar a se espelhar pela superfície.

E como que o carro pega essa contaminação ferrosa?

A causa mais comum é por causa da pastilha de freio, com o tempo as pastilhas soltam pó de ferro que se prendem nos discos de freio, rodas e até mesmo no verniz. Outro fator são lugares que contêm muitos minérios como construções e minas.

Fazer a descontaminação ferrosa é mais simples do que você imagina, basta você aplicar o produto Iron Tech nas partes que contenha oxidação ou se preferir em todo o carro e deixe agir por 2 minutos. Caso o carro ou a peça estiver realmente contaminado o produto vai mudar para a cor rosa, ou roxo.

Observação: este produto pode ser aplicado também em couro, tecidos, vidros e metais.

Então basta você fazer a esfregação com pincel de detalhamento e/ou luva de esfregação e remova a sujeira e produto enxaguando com a lavadora de alta pressão.

Descontaminação de Piche:

Já a contaminação por piche não é tão agressiva a pintura, porém deixa a superfície esteticamente feia. Em modo geral o piche se agarra aos poros do verniz após se soltar do asfalto.

Está contaminação é facilmente identificado como pontos ou riscos pretos nas laterais e para-choque do carro. E para remover é bem tranquilo:

1° – Aplique o removedor de piche sobre o piche e aguarde 5 minutos para o produto fazer efeito.

2° – Remova o produto com um pano de microfibra úmido e finalize com outro pano seco.

O processo de removedor de piche deve ser feita antes de usar a Clay Bar.

Fonte: https://blog.lojadoprofissional.com.br/como-fazer-descontaminacao-da-pintura/